Glossário

1001: quando, após o lançamento da primeira bola, restam-se somente os pinos 7 e 10 e com eles forma-se uma figura. É o "split" mais difícil para se fechar (derrubar os dois pinos e fazer um "spare"), mas não é impossível. Alguns jogadores já conseguiram esse feito, geralmente usando a tabela lateral.

2002: figura formada quando restam os pinos 4, 6, 7 e 10, também conhecida como "big ears", "big four" ou "golden gate".


All Events:
 total da pontuação de todas as partidas disputadas em um evento. Geralmente é usado para classificar individualmente o atleta, somando-se tudo, independente das fases do evento (individual, duplas, tercetos, quartetos, quinhetos, sextetos ou times).


Approach:
 área de madeira (anterior à pista) que termina na linha de falta, onde o jogador caminha fazendo os movimentos para o arremesso da bola.


Back Up:
 Jogada de efeito na qual a trajetória da bola lançada com o braço direito traz uma curva a direita, ou quando lançada com o braço esquerdo faz uma curva à esquerda.


Baby Split:
 quando, após o lançamento da primeira bola, restam-se somente os pinos 3 e 10 ou 2 e 7. O nome "baby" é porque a distância entre os pinos é menor do que o diâmetro da bola, o que torna a jogada mais fácil.


Blind:
 pontos atribuidos a um jogador ausente numa rodada de um torneio ou campeonato. Geralmente considera-se a média do jogador menos 10 pontos.


Bola morta:
 alerta em voz alta dada pelo fiscal de pista ou outro jogador quando percebe que falta algum pino no lançamento da primeira bola, invalidando a jogada.


Break Point:
 espaço onde a bola jogada, com efeito, "prende-se" à pista, fechando a sua trajetória em direção ao "pocket".


broche de ouro:
 quando se consegue três "strikes" consecutivos no fechamento da linha.


canaleta:
 depressão que existe à esquerda e à direita da pista, destinada a evitar que a bola invada as pistas vizinhas.


"double" ("duque" ou "ligue"):
 quando se consegue dois "strikes" consecutivos.


"dutch" 200:
 uma partida de exatamente 200 pontos conseguida através de "strikes" e "spares" alternados.


encarar:
 quando a bola atinge o pino 1 frontalmente, geralmente resulta em "split" ou "furo"


"five bagger" (ou "quina-ligue"):
 quando se consegue cinco "strikes" consecutivos.


"four bagger" (ou "quadri-ligue"):
 quando se consegue quatro "strikes" consecutivos.


"frame":
 cada uma das dez jogadas possíveis, cada "frame" permite a jogada de até duas bolas (se fizer "strike" na primeira bola lançada muda-se de "frame"). O décimo "frame" permite três bolas desde que se consiga primeiramente um "strike" ou um "spare"


fritar ou furar:
 errar totalmente o(s) pino(s). (em inglês "open" ou "miss")


"handicap"(hdp):
 vantagem numérica utilizada para haver equilíbrio entre jogadores de níveis diferentes, resultante de um cálculo segundo uma fórmula que varia conforme as regras do evento.


"hook":
 jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à esquerda.


"house ball":
 denominação das bolas de boliche destinadas ao público, pelos centros de boliche


"in a row" ("na fila" ou "em seguida"):
 mensagem que aparece em alguns monitores do sétimo ao décimo-primeiro "strikes" consecutivos.


João e Maria:
 figura que resulta da posição de dois pinos, um atrás do outro, restantes após o primeiro lançamento (podem ser os pinos 1-5 ou 2-8 ou 3-9) os americanos chamam o pino escondido e esta figura de "mother in law" = "sogra".


linha:
 partida ou jogo ("game").


linha ou partida real:
 quando se consegue completar uma linha somente com "strikes" e/ou "spares".


linha ou partida perfeita ou 300:
 quando se consegue completar uma linha somente com "strikes". O máximo que se consegue numa mesma linha são DOZE "strikes", embora tenha 10 frames, o décimo "strike" consecutivo numa mesma linha dá o bônus de mais 2 jogadas extras. A pontuação máxima, sem "handicap", é de 300 pontos.


mensageiro ou pescador:
 apelido do pino que atravessa o pin-deck depois dos demais. Por sorte, às vezes, esse pino derruba o último pino em pé.


"pacer" (pronuncia-se "pêicer"):
 denominação do jogador que participa de uma ou mais rodadas de um torneio, porém sem que sua pontuação seja considerada na classificação ou premiação. Geralmente o "pacer" substitui alguém para completar o grupo e não alterar o ritmo de jogo.


pêndulo:
 movimento realizado para lançamento lançamento da bola.


"pin deck":
 área localizada no final da pista, onde ficam os 10 pinos montados em formato triangular.


pino mestre:
 apelido do pino 1. Diz-se que o jogador erra a jogada quando a primeira bola não atinge o pino 1.


"pocket" (em inglês significa "bolso"):
 diz-se quando a bola "encaixa" com precisão entre entre os pinos 1-3, quando o jogador é destro ou 1-2 quando é canhoto.


"poff":
 quando restam dois pinos próximos um do outro e a segunda bola acerta apenas o pino da frente.


"qualifying":
 denominação de um torneio classificatório, normalmente destinado a selecionar um grupo de jogadores que irão participar de outro evento.


"railroad":
 figura formada quando restam pinos separados por distancia maior, o que torna obrigatório o lançamento de um ou mais pinos sobre o(s) outro(s). (por exemplo: 4-10, 6-7, 5-7, 5-10, 2-10, 2-4-10 etc) * vide "split".


"round robin":
 sistema de disputa no qual cada jogador joga contra todos os outros conforme uma tabela escalonada.


"six pack"(ou "sena-ligue"):
 quando se consegue seis "strikes" consecutivos.



"spare":
 derrubar os pinos restantes na segunda jogadas (seu símbolo é um travessão "/").



"split":
 figura formada quando restam pinos afastados um do outro (exceto quando um deles é o pino 1), dificultando o fechamento do "spare". Obs.: em alguns monitores tal jogada é sinalizada por um retângulo ou círculo vermelho em volta do número de pinos derrubados na primeira jogada.



"split" garaginha:
 figura formada quando restam dois pinos paralelos sendo possível derrubá-los passando a bola entre os dois (podem ser os pinos 2-3 ou 4-5 ou 5-6 ou 7-8 ou 8-9 ou 9-10).



"scratch":
 denominação da pontuação obtida sem o acréscimo do "handicap".



"strike":
 derrubar todos os dez pinos na primeira jogada(seu símbolo é a letra xis "X ").



"turkey" ("tri-ligue" ou "peru"):
 quando se consegue três "strikes" consecutivos (em inglês" turkey" significa "peru", daí surgir em alguns monitores de vídeo o desenho dessa ave).



"washout":
 figura formada quando restam os pinos 1-2-4-10 ou 1-2-10 para os destros ou 1-3-6-7 ou 1-3-7 para os canhotos.