Regras do Esporte

O jogo

O boliche pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e ambos os sexos, inclusive cadeirantes e portadores de necessidade especiais, por isso, é considerado o mais democrático dos esportes. É também uma ótima opção para lazer entre amigos e familiares.

 

Objetivo

Conseguir a maior pontuação possível nas partidas. Para obter pontos, é preciso arremessar a bola sobre a pista para atingir 10 pinos que estão dispostos em uma formação triangular.

Uma partida (ou "linha") consiste em dez jogadas ("frames"), sendo que em cada uma o jogador tem direito a até dois arremessos. Cada pino derrubado vale um ponto. Quando o jogador fecha uma jogada, seja derrubando os dez pinos na primeira bola ("strike") ou na segunda ("spare"), ele ganha 10 pontos mais os pinos derrubados na próxima. Um "strike" vale 10 pontos mais os dois próximos arremessos e um "spare" vale 10 pontos mais o primeiro próximo arremesso. Desta forma, seu valor é cumulativo, quanto mais "strikes" e "spares" consecutivos forem feitos, maior o valor de cada um e da pontuação total obtida. Se um atleta consegue dois "strikes" seguidos, ele faz um ligue, se ele consegue três, um tri-ligue, e assim se segue. Cada "strike", nesta seqüência, tem o valor dos consecutivos somado ao seu próprio valor. O número máximo de pontos numa partida é 300, o que equivale a 12 "strikes".

 

Approach(área de arremesso)

Approach é a área antes do início da pista, com espaço suficiente para o jogador andar e arremessar a bola. Nesta área não é permitido usar sapatos comuns ou tênis com sola de borracha. Estes calçados, além de danificarem o "approach", não permitem que o jogador dê uma "escorregadinha" com seu pé de apoio ao fim do movimento de largar a bola. Antes de jogar, observe as pistas próximas, tanto à sua esquerda como à sua direita e nunca saia junto com o vizinho de pista, pois isso atrapalha a concentração de ambos.

Somente o jogador da vez é quem deve ficar no "approach". Os demais jogadores devem aguardar sentados.

Jamais leve bebida ou comida ao "approach", pois qualquer sujeira na sola do sapato de boliche, impedindo o deslizamento, poderá causar um acidente.

É comum denominar de "approach" o conjunto dos movimentos do jogador desde sua entrada na pista, seu posicionamento e concentração, sua maneira de segurar e arremessar a bola até que ela chegue aos pinos.

 

Bolas

» Como escolher uma bola adequada?

Procure por uma que lhe seja o mais confortável possível, nem muito leve (normalmente destinada às crianças e mulheres) nem muito pesada (indicada para quando estiver mais familiarizado com o jogo). Toda "house ball" tem um número que indica seu peso (em libras), para auxiliar sua escolha.

Experimente algumas bolas com pesos diferentes até achar a mais adequada para você, tanto no peso quanto na furação.

» Dica para segurar melhor a bola

Coloque o polegar no furo maior da bola e os dedos médio e anular nos outros dois furos. A bola deve ficar ajustada confortavelmente à mão do jogador, e os dedos bem encaixados, para a bola não cair da sua mão no primeiro movimento. Após encaixar os três dedos na bola, a palma da mão deverá "repousar", isso indica que você fez uma boa escolha.

Atenção: ao retirar a bola da máquina de devolução segure-a de forma ao não deixar seus dedos expostos ao choque com outra bola eventualmente devolvida.

 

Pinos

São 10 pinos dispostos de forma triangular, com uma distância média de 30,5 cm entre eles. O pino da frente é chamado de pino 1.

 

Canaletas

Se a bola cair na canaleta, você não marcará nenhum ponto.

 

Contagem dos Pontos

A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou "frames") até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze "strikes" consecutivos.

É evidente que, como cada partida tem dez "frames", só seriam possíveis dez "strikes", porém se o jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso do décimo "frame", ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, conseguindo assim a chance de completar doze "strikes" numa mesma linha, embora seja muito raro isso ocorrer.

Toda pista possui uma Linha de Falta com mais ou menos 1,2 polegada e na largura da pista, localizada entre o término do "approach" e o início da pista. Em torneios e campeonatos oficiais, se o jogador pisar nesta linha ao fazer o seu arremesso, perderá a jogada. Existem Linhas de Falta com sensores eletrônicos que detectam a falta através de células foto-elétricas e aplicam a penalidade automaticamente ao infrator, mostrando no monitor de anotações zero ponto ( – ) e, se for o primeiro arremesso, serão colocados novamente os dez pinos. Dessa forma, caso o jogador derrube os dez pinos nessa segunda jogada após a falta, será computado um "spare". Se a falta for na segunda jogada, não marcará pontos nessa, valendo apenas os pinos derrubados na primeira jogada.

Consulte maiores detalhes sobre a pontuação na seção Como jogar.